Centros participantes: tecnología educativa
De castelo em castelo
Quem somos?
O Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos é um Agrupamento/Escola de referência para a educação bilingue (EREB). Fica situado em Lisboa na freguesia de Benfica e é constituído por duas escolas de 1º ciclo (Escola Básica Parque Silva Porto e Escola Básica José Salvado Sampaio), dois jardins de infância e uma escola com 2º e 3º ciclos (Escola Básica Quinta de Marrocos - escola sede).
O Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos teve, no ano letivo transato, um total de 1231 alunos, segundo os dados da MISI.
Em termos de contexto socioeconómico o Agrupamento apresenta uma distribuição por escalões de ASE: no escalão A, 234 alunos; no escalão B, 175 e 27, no escalão C, segundo a MISI.
A taxa de sucesso média no Agrupamento foi, no ano letivo transato, de 93,5%
A taxa de sucesso dos 217 alunos/crianças com necessidades educativas do nosso agrupamento, incluindo Intervenção Precoce e Pré-Escolar, situa-se nos 85,5%.
No que se refere ao ensino básico, dos 183 alunos com necessidades educativas que o frequentaram, 86,3% tiveram sucesso.
Relativamente à taxa de sucesso dos alunos/crianças da EREB (crianças/alunos surdos) situa-se nos 90,5%, sendo de 91,1% se considerarmos apenas as crianças/ alunos que frequentam a modalidade de ensino Bilingue e de 88,5% se considerarmos unicamente as crianças/ alunos que frequentam a modalidade de integração.
No que diz respeito a Outras crianças/ alunos com necessidades educativas a taxa de sucesso é de 86,6%.
No que diz respeito à qualidade do sucesso no ano letivo transato, no 2º ciclo 65,7% dos alunos não tiveram níveis inferiores a três, 12,9% apenas tiveram um nível inferior a três, 8,2% com dois níveis inferiores a três e 3,6% transitaram ao abrigo da Portaria 223A de 2018.
No 3º ciclo 61,8% dos alunos não tiveram níveis inferiores a três, 18,0% apenas tiveram um nível inferior a três, 15,4% com dois níveis inferiores a três e 5,9% transitaram ao abrigo da Portaria 223A de 2018.
Que necessidade ou problema resolvemos?
Neste projeto procurou-se realizar uma atividade STEAM em que se articulou a programação, a robótica e a materialização de objetos em 3D, com as artes, desenhando o mapa de Portugal e alguns castelos e a História com a explicação sobre a existência desses castelos. Os alunos irão guiar os robôs criados e programados de castelo em castelo, onde poderão também outros objetos programados.
Alunos participantes.
11
Docentes envolvidos.
5
Visite o site da escola: AE Quinta de Marrocos