Inscripción RetoTech
Na I edição do projeto RetoTech_Fundación_Endesa em Portugal, foram atribuídos três prémios aos projetos apresentados no Festival RetoTech, em reconhecimento ao trabalho realizado pelos alunos e docentes.
Foram apresentados projetos tecnológicos funcionais e com uma componente estética interessante. Os alunos souberam apresentá-los e defendê-los, convencer os colegas e participantes no evento de que o seu projeto é o melhor de todos em inovação tecnológica. Foi uma oportunidade para os alunos trabalharem a arte de discursar em público, mostrarem as suas criações, as suas habilidades artísticas, e como é óbvio, apresentarem as suas competências tecnológicas.
Foi atribuído um Prémio Nacional, em que se reconhece a originalidade e criatividade das propostas, a aplicação a uma necessidade real e a sua justificação e a dimensão estética e artística do trabalho realizado.
Além disso, foram atribuídos dois Prémios Professores. Estes prémios, foram os próprios professores participantes no projeto RetoTech que votaram, de acordo com os seus critérios, no melhor projeto apresentado no Festival.
As escolas vencedoras receberão uma licença para aceder a soluções educativas em tecnologia, para aplicar nas suas aulas de programação, robótica e desenho 3D.
Esta é a lista dos vencedores da primeira edição do projeto RetoTech_Fundación_Endesa Portugal.
Prémio Nacional Fundación Endesa:
A Escola Básica D. Pedro Varela do Agrupamento de Escolas de Montijo foi considerado como o projeto mais original. Os alunos desta escola desenvolveram um projeto dedicado à alimentação saudável, focando-se nas áreas de obesidade infantil e prevenção da diabetes. Apresentaram uma maquete que oferecia uma de duas opções de sobremesa no refeitório da sua escola – fruta ou doce, dependendo da restrição alimentar de cada aluno.
Projeto 'Caminhar por uma Escola Consciente' da Escola Básica D. Pedro Varela - Agrupamento de Escolas de Montijo
Primeiro Prémio Professor:
O Instituto Español Giner de los Ríos de Lisboa, foi a escola mais votada pelos professores no I Festival Final RetoTech_Fundación_Endesa em Portugal. Com o seu projeto os alunos procuram resolver o excesso de calor em algumas salas de aula com telhados de vidro. Implementaram soluções sustentáveis ativadas por energia solar, demonstrando que a transição energética para energias limpas e renováveis é possível.
Projeto 'Super-e-scola' do Instituto Español Giner de los Ríos
Segundo Prémio Professor:
A Escola Básica Quinta de Marrocos do Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos de Lisboa foi a segunda escola mais votada pelos professores. Desenvolveram uma atividade STEAM, mostrando uma interdisciplinaridade notável na apresentação do seu projeto. Uma reprodução do mapa de Portugal com alguns castelos em que os alunos podiam guiar os robôs criados e ir de castelo em castelo obtendo uma explicação Histórica sobre cada um.
Projeto 'De castelo em castelo' da Escola Básica Quinta de Marrocos - Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos