RetoTech Portugal

 

O que é o projeto RetoTech?

O projeto RetoTech é uma iniciativa educativa da Fundación Endesa que tem como objetivo promover a criação de projetos educativos inovadores que transformem a educação dos jovens.

Depois do sucesso nas suas nove edições em Espanha, onde se beneficiaram mais de 4.600 professores e mais de 69.600 alunos, a Fundação Endesa quer estender este desafio também às escolas portuguesas, desafiando professores e alunos a desenvolverem um projeto tecnológico que resolva alguma necessidade real do seu meio circundante, utilizando técnicas como a robótica para o efeito.

O projeto RetoTech desenvolve-se em três fases durante um ano letivo. Em primeiro lugar, os professores receberão formação focada nos três blocos do programa: formação tecnológica, iniciação à robótica com Bitbloq e desenho e impressão 3D. Em seguida, trabalho em sala de aula com os desafios colocados, que envolverá a participação direta dos alunos e no qual o projeto começará a ganhar forma. E por último, a elaboração do projeto final.

Todos os trabalhos serão apresentados no final do ano letivo no Festival Final RetoTech, onde serão também anunciados os vencedores, selecionados de acordo com a sua originalidade, justificação, competência técnica e dimensão estética.

Formulário de inscrição

Regulamento da I Edição RetoTech Portugal

PDF (0,26MB) Baixar

 

Escolas participantes no projeto RetoTech Portugal

Na I Edição RetoTech_Fundación_Endesa Portugal participarão 28 escolas da zona de Lisboa.

  Escola

Participação

  Salesianos de Manique

  AE Ferreira de Castro

  EB 2, 3 Cardoso Lopes - AE Cardoso Lopes

  Colégio da Bafureira

  Colégio Valsassina

  AE D. Filipa de Lencastre

  AE Paulo da Gama

  AE Adelaide Cabette

  AE 4 de Outubro

  AE Alfredo da Silva

  EB 2,3 D. Pedro Varela - AE de Montijo

  AE Luísa Todi

  Colégio do Bom Sucesso

  AE António Gedeão

  International School of Palmela

  Instituto Español Giner de los Ríos

  Externato de São José

  AE João Villaret

  AE Quinta de Marrocos 

  AE de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

  AE Fernando Namora

  AE Patrício Prazeres

  Real Colégio de Portugal 

  EB ​Dr. Joaquim de Barros - AE de Paço de Arcos

  AE Agualva Mira Sintra

  AE Alto do Lumiar

  EB 2, 3 D. João I - AE D. João I 

  Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro 

 

Formação e acompanhamento

Uma parte fundamental do projeto RetoTech é a formação contínua e o apoio que oferecemos aos professores. São eles que vão liderar cada projeto e os que vão orientar os alunos em cada uma das fases. É essencial que estejam familiarizados tanto com o material como com os processos de ensino e aprendizagem utilizados durante todo o percurso. Desta forma, as escolas que participarem no projeto RetoTech receberão formação tecnológica específica para a iniciação à robótica com Bitbloq e formação de desenho e impressão 3D.

As formações serão presenciais e consistirão em três cursos de 12 horas, divididos em quatro sessões de 3 horas para cada curso.

A participação é obrigatória e cada escola deve estar representada por um docente (não necessita de ser o mesmo docente para os três cursos).

Desafios

RetoTech propõe dois desafios tecnológicos para trabalhar em fevereiro e março, para aprender como funciona o material e colocá-lo em prática e que servirá de aquecimento para preparar o projeto final que cada escola deverá apresentar no Festival Final.

Desafio 1: Como automatizar uma casa inteligente

Desafio 2: Projeto tecnológico de um teatro robótico

Preparação do projeto final

Para se apresentarem no Festival RetoTech, as escolas devem desenvolver projetos inovadores que sirvam para resolver alguma necessidade real do seu meio escolar, abrangendo diferentes temas, desde sociais a científicos.

O projeto deve ser diferente dos exemplos de desafios propostos e procurar soluções tecnológicas próprias que, por exemplo, melhorem a acessibilidade da escola ou contribuam para o ensino de algumas disciplinas. Os alunos, liderados pelos professores, devem dar asas à sua imaginação, uma vez que a originalidade será fundamental para ganhar um dos prêmios.

Estes projetos tecnológicos devem incluir a utilização de uma placa e dos componentes do kit de robótica programados com Bitbloq, assim como algum elemento impresso em 3D.

Acompanhamento

Uma vez concluída a formação de professores, a equipa RetoTech acompanhará e apoiará continuamente o trabalho em sala de aula. Estaremos sempre à sua disposição via e-mail retotech@fundacionendesa.org

Realizamos tutoriais online com cada escola para ver o seu progresso e ajudá-los no que for necessário e, além disso, reunimo-nos em grupo por videoconferência com todas as escolas participantes, em cada fase do projeto, com o objetivo de partilhar ideias e resolver todo o tipo de dúvidas que possam surgir no desenvolvimento e preparação dos projetos finais para o Festival Final RetoTech.

 

Festival Final RetoTech

Após todo o período de preparação, chega a hora dos alunos demonstrarem o que aprenderam, aplicando-o e desenvolvendo os seus próprios projetos, que oferecem soluções tecnológicas que resolvem alguma necessidade do seu meio escolar. Perto do final do ano letivo, realizar-se-á o grande Festival Final RetoTech, onde serão apresentados todos os projetos tecnológicos a concurso de cada escola e onde cada uma partilhará os seus conhecimentos e experiências.

Todas as escolas que participam no programa estão convidadas para esta grande festa de empreendedorismo e inovação tecnológica. As instituições estarão representadas por grupos de 10 pessoas no máximo, podendo ser 8 alunos acompanhados por 2 professores ou 9 alunos acompanhados por 1 professor.

Durante o Festival Final RetoTech serão escolhidos os vencedores dos trabalhos apresentados. Serão atribuídos prémios por categorias: ‘Prémio Fundação Endesa', um prémio outorgado por um júri da Endesa, e ‘Prémio Professor', em que os professores participantes no Festival votarão o primeiro e segundo prémio.

Tanto o júri como os professores avaliarão cada projeto de acordo com a sua originalidade, criatividade, funcionalidade e beleza. Além disso, também será importante que os alunos apresentem e defendam os seus projetos tecnológicos durante o Festival.

 

Inscrição

Participar no projeto RetoTech é muito fácil: basta ter um grande interesse em inovação e tecnologia e uma grande vontade de aprender e transmitir ambos num vídeo de apresentação.

Cada candidatura deverá ter um professor responsável, que preencherá o formulário de inscrição, explicando o interesse da sua escola em participar neste projeto e indicando o link do vídeo de apresentação. Nele, professores e alunos devem aparecer mostrando o projeto tecnológico da sua escola, descrevendo a sua justificação para que a sua instituição educativa seja umas das escolas selecionadas para participar no concurso de robótica RetoTech.

Na seleção da instituição educativa, serão avaliados tanto os aspetos técnicos do vídeo como a iluminação ou som, bem como a originalidade e encenação de todos os participantes. Todos os pormenores do concurso de robótica podem ser consultados no Regulamento do projeto RetoTech.

Fornecimento de material

Todos os projetos devem integrar a plataforma robótica Arduino e elementos impressos em 3D. Para isso, forneceremos a todas as escolas selecionadas kits de robótica da família Arduino (ZUM Kit Junior). Além disso, receberão também uma impressora 3D de forma para que possam aproveitar todo o seu potencial no seu projeto.

Quem pode participar?

Professores e alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico (5º e 6º ano) do todas as escolas do distrito de Lisboa. De todas as candidaturas submetidas, serão selecionadas 30 escolas para participar no projeto RetoTech.

As inscrições estarão abertas das 9h00 do dia 11 de dezembro de 2023 até às 23h59 do dia 24 de janeiro de 2024. As escolas selecionadas serão anunciadas o dia 26 de janeiro de 2024.

Formulário de inscrição

Haverá um evento de informação no dia 9 de janeiro, às 17h00, via streaming, para explicar todos os pormenores do projeto e esclarecer dúvidas. Poderão aceder a esse evento no dia e hora indicados através do seguinte link: https://meet.google.com/axz-cpix-tkv.

Podem também enviar as suas questões por correio eletrónico para  retotech@fundacionendesa.org.

Para mais informação consulte as FAQ.

Regulamento da I Edição RetoTech Portugal

PDF (0,26MB) Baixar

 

FAQ: Perguntas Frequentes

Desde a RetoTech receberão todo o apoio necessário durante todo o projeto tanto formativo como de dinamização. Para responder às suas dúvidas, preparámos este conjunto de respostas às perguntas frequentes.

Como contactar com a equipa de RetoTech?

O contacto com a equipa RetoTech deve ser feito através do e-mail retotech@fundacionendesa.org. Neste e-mail poderá expor todas as suas dúvidas ou sugestões. Para lhe oferecer o melhor serviço possível, recomendamos que leia atentamente o Regulamento onde muitas das suas dúvidas poderão ser esclarecidas.

Para onde devo enviar as informações?

Todas as informações que necessitamos saber sobre os vossos horários, preferências, etc., será solicitada nos formulários. Esta será a única forma de enviar esta informação, pelo que é importante que colabore connosco para nos ajudar a prestar um serviço mais eficiente e de qualidade.

Formação de professores de fevereiro a março de 2024

Em que consiste a formação de professores?

As formações serão presenciais e consistirão em três cursos de 12 horas, divididos em quatro sessões de 3 horas para cada curso.

A participação é obrigatória e cada escola deve estar representada por um docente (não necessita de ser o mesmo docente para os três cursos).

As despesas decorrentes de deslocação e alimentação não estão cobertas pelo projeto.

Quando e onde serão as formações de professores das escolas participantes?

Todas as formações serão realizadas presencialmente em Lisboa. A localização exata será comunicada diretamente aos docentes participantes através do e-mail do projeto.

Cada curso será realizado em nas seguintes datas:

1.     Didática da Robótica com Bitbloq (parte I):

As sessões presenciais serão realizadas nos dias 19, 20, 21 e 22 de fevereiro de 2024, das 18h00 às 20h30, e 23 de fevereiro de 2024, das 18h00 às 20h00.

2.     Didática da Robótica com Bitbloq (parte II):

As sessões presenciais serão realizadas nos dias 4, 5, 6 e 7 de março de 2024, das 18h00 às 20h30, e 8 de março de 2024, das 18h00 às 20h00.

3.     Didática do Desenho e Impressão 3D:

As sessões presenciais serão nos dias 18, 19, 20 e 21 de março de 2024, das 18h00 às 20h30, e 22 de março de 2024, das 18h00 às 20h00..

O que acontece se eu não puder participar numa formação?

Para participar na RetoTech é essencial que um professor da escola selecionada frequente todas as formações. Se, por algum motivo, não puder frequentar uma formação, deve notificar o diretor da sua Instituição para que possa ser substituído por outro professor. Se tal não for possível, terá de nos enviar um e-mail com uma declaração médica que justifique a ausência para retotech@fundacionendesa.org. Isso garantirá a continuidade da vossa escola no projeto.

Acompanhamento e apoio durante o projeto

Quando são as reuniões online trimestrais?

Realizar-se-ão uma reunião online para cada fase do projeto onde todas serão esclarecidas todas as dúvidas e se supervisionará o projeto final a apresentar no Festival Final RetoTech.

As datas dessas reuniões ainda não estão definidas. Serão oficialmente informados através do e-mail do projeto.

Visitas online de acompanhamento às escolas participantes

Em que consistem estas visitas online?

A equipa RetoTech irá realizar tutoriais por videoconferência, pelo menos duas vezes durante o projeto, para esclarecer todas as dúvidas sobre os projetos finais a apresentar no Festival Final RetoTech.

Como se realizam as visitas online?

As visitas online durarão no máximo uma hora. Durante estes tutoriais iremos analisar todas as dúvidas, esclarecendo-as aquelas que sejam possíveis no momento.

Algumas destas dúvidas podem não ser resolvidas neste momento devido a limitações de tempo. Se for esse o caso, o nosso membro da equipa responder-lhe-á o mais rapidamente possível nos dias seguintes por e-mail. Para isso, pode precisar que lhe facilite todos os pormenores do problema via e-mail, a fim de resolvê-lo da melhor maneira possível.

Quando se realizam as visitas online?

Uma vez terminada a formação, verificaremos a sua disponibilidade de tempo através de um formulário que lhe disponibilizamos por e-mail e tentaremos adaptar-nos ao máximo possível. Pedimos flexibilidade para conseguir esta consulta mensal a partir de março.

Perguntas Frequentes sobre o material fornecido pela RetoTech

Que material receberei?

A Fundación Endesa entregará a todas as escolas selecionadas 10 kits de robótica da família Arduino (ZUM Kit Junior), bem como uma impressora 3D.

É importante manter todo o material e as caixas dos mesmos em perfeitas condições durante todo o projeto.

Se o material entregue for danificado, o que devo fazer?

Para resolver qualquer problema com o material escreva-nos para o e-mail do projeto  retotech@fundacionendesa.org

Nesse correio deverá indicar o nome da sua escola, que é participante da RetoTech e explicar detalhadamente o problema que tem. Entraremos em contacto assim que possível.

Sobre o projeto final

Qual deve ser o tema do projeto?

Deve ser um projeto tecnológico que resolva uma necessidade do ambiente escolar, que pode abranger diversos temas, desde sociais a científicos.

Algumas ideias que podem servir de exemplo são o desenvolvimento de projetos que permitam que outros alunos aprendam melhor ou que os professores ensinem alguma disciplina com apoio da tecnologia, melhorar a acessibilidade da escola para pessoas com algum tipo de necessidade educativa especial, projetos artístico-tecnológicos, etc.

É importante que o projeto seja o mais diferente possível dos exemplos propostos pela RetoTech, ou seja, NÃO deve determinar um desenvolvimento de melhorias estruturais para um edifício (luzes inteligentes, portas automáticas, etc.). O objetivo deste projeto é de resolver alguma necessidade escolar de um ponto de vista mais humano.

Quais são os requisitos mínimos para o projeto apresentado?

O projeto deve obedecer, pelo menos, aos seguintes requisitos:

  • Deve-se usar a placa e os componentes do kit de robótica, programado com Bitbloq,
  • Deve incluir algum elemento impresso em 3D, seja ele decorativo ou parte funcional do projeto.

Opcionalmente, pode-se adicionar qualquer outro tipo de tecnologia, desde que não substitua as anteriores.

Quantos projetos pode a minha escola apresentar a concurso no Festival Final RetoTech?

Cada escola participante pode apresentar apenas um projeto no Festival RetoTech. No entanto, durante o Festival contaremos com uma área de exposição onde cada escola poderá expor o material que considerar.

Sobre o Festival RetoTech

Quando se realiza o Festival?

A data ainda está por definir, embora esteja prevista para o terceiro período do ano letivo 2023/2024. Assim que tivermos mais informações avisaremos a todas as escolas participantes.

Onde se realiza o Festival?

Ainda não há um local definido, o local será indicado pela Fundação. Assim que tivermos mais informações avisaremos a todas as escolas participantes.

No dia do Festival, será contratada uma rede de transportes para buscar as escolas participantes que tenham de percorrer 100 km ou mais desde o seu estabelecimento até ao local onde se realiza o Festival. No final do evento, o mesmo meio de transporte levará os participantes de volta a cada escola.

É obrigatório assistir ao Festival?

Sim. Todas as escolas participantes na RetoTech devem estar presentes no Festival Final e apresentar o seu projeto final. Cada escola pode participar no Festival com 8 alunos acompanhados por 2 professores.

Quantos prémios RetoTech existem?

No total, serão atribuídos 3 prémios:

  • Prémio Fundación Endesa: um prémio atribuído por um júri da Endesa, cuja decisão não cabe recurso.
  • Prémio Professor RetoTech: em que os professores participantes no Festival votarão num projeto vencedor. Serão atribuídos um primeiro e um segundo prémio.

Nenhuma escola poderá acumular mais do que um prémio. No caso de uma escola ser vencedora em duas categorias, o prémio irá para a escola seguinte. Em caso de empate, o vencedor será determinado por sorteio.

As escolas vencedoras de cada categoria receberão uma licença para aceder aos Itinerários de Formação Premium. Os prémios serão anunciados no Festival e as licenças serão ativadas para o ano letivo seguinte de 2024/2025.

Critérios de atribuição dos prémios RetoTech?

Em todos os prémios, serão avaliados a:

  • Originalidade e criatividade do projeto.
  • Aplicação a uma necessidade real (e sua justificação).
  • Competência técnica.
  • Dimensão estética e artística do trabalho realizado.

Regulamento da I Edição RetoTech Portugal

PDF (0,26MB) Baixar

Perguntas Frequentes

PDF (0,16MB) Baixar

Contenido relacionado

T Advise D Advise T Facebook D Facebook T Twitter D Twitter T Youtube D Youtube T Messenger D Messenger T Linkedin D Linkedin T Instagram D Instagram T Whatsapp D Whatsapp T Telegram D Telegram T Shared Link D Shared Link T Checkmark Success D Checkmark Success T Chevron Down D Chevron Down Anterior Ir al anterior Siguiente Ir al siguiente T Close D Close T Add D Add T Arrow Increase D Arrow Increase T Arrow Oblique D Arrow Oblique T Arrow Down D Arrow Down T Search D Search T Search 2 (Alternative) D Search 2 (Alternative) T Share D Share T Filter D Filter T Email D Email T Email OutLine D Email OutLine T Phone OutLine D Phone OutLine T Fax Outline D Fax Outline T Print D Print T Play Button D Play Button T User D User T Error D Error T Info D Info T Thumb Up Outline D Thumb Up Outline T Thumb Up D Thumb Up T Thumb Down Outline D Thumb Down Outline T Thumb Down D Thumb Down T Clock D Clock T Lamp D Lamp T List view D List view T Map view D Map view Icono de teléfono Teléfono T Emergency D Emergency T Pause D Pause T Play D Play T Logout D Logout Icono de teléfono Teléfono
icono ir atrás volver atrás en la navegación icono número 50 ir a producto Tempo Happy 50 Horas icono calendario ir a producto Tempo Happy Día icono empresas ir al segmento de empresas icono de gas ir a catálogo de productos de gas icono sol naciente ir al producto Tempo Verde-Energía Renovable icono hogar ir al segmento de hogares icono 24 horas ir a producto One Luz icono electricidad ir al catálogo de productos de Luz icono electricidad y gas ir al catálogo de productos Luz + Gas icono luna ir al producto One luz Nocturna icono llave inglesa ir a averías y reparaciones icono sol ir al producto Tempo Solar icono reloj ir a los productos Tempo Happy icono reloj 2 horas ir al producto Tempo Happy 2 Horas icono 24 horas ir al producto One Luz icono número 50 ir al producto Tempo Happy 50 Horas icono tendido eléctrico Media Tensión Ver catálogo de productos con consumo eléctrico de 36.000 a 360.000 €/año icono tendido eléctrico Alta Tensión Ver catálogo de productos con consumo eléctrico más de 360.000 €/año icono empresa ir al segmento de empresas icono calendario ir al producto Tempo Happy Día icono Administradores de Fincas ir al segmento de Administradores de Fincas icono DarkSite icono DarkSite icono bombilla ver catálogo de productos con consumo eléctrico menos de 6.000 €/año icono de electricidad y gas ir al catálogo de Productos Luz + Gas icono electricidad ir al catálogo de productos de electricidad icono email contacto de correo electrónico icono fax contacto de fax icono de gas Baja Presión ver catálogo de productos de gas con consumo de menos de 6.000 €/año icono de gas Alta Presión ver catálogo de productos de gas con consumo de 6.000 a 240.000 €/año icono de gas Media Presión ver catálogo de productos de gas con consumo de más de 240.000 €/año icono de gas ir al catálogo de productos de gas icono de Enel ir a la sitio web de enel icono de calentador servicio de mantenimiento del calentador icono mantenimiento del calentador ir al servicio de mantenimiento OKGas Calentador icono hogar ir al segmento de hogares icono olla de presión olla de presión icono llave inglesa ir a averías y reparaciones icono tendido eléctrico Media Tensión ver catálogo de productos de electricidad con consumo de 6.000 a 36.000 €/año icono luna ir al producto One Luz Nocturna icono esfera ir a sitio web personal icono teléfono contacto telefónico icono sol naciente Ir al producto Tempo Verde-Energía Renovable icono panel solar ir a energía solar fotovoltaica icono reloj ir a productos Tempo Happy icono manito solida con pulgar hacia abajo seleccionada la reacción "No me gusta" icono manito con pulgar hacia abajo seleccionar la reacción "No me gusta" icono manito negra con pulgar hacia arriba seleccionada la reacción "Me gusta" icono manito con pulgar hacia arriba seleccionar la reacción "Me gusta"
Añadir otro equipo eléctrico Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Eliminar equipo eléctrico Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Aspiradora Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Horno Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Lavadora Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Lavavajillas Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Microondas Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Plancha Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Punto de recarga vehículo eléctrico Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Radiador eléctrico Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Secadora Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Split Aire Acondicionado Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Termo Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tostador Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Vitrocerámica Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Power edit Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Map marker Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit.